Teve início, na manhã desta segunda-feira (20), o serviço de revitalização da fachada do Hospital Casa de Saúde. O convênio com o governo do Estado, que garante o recurso de R$ 1 milhão para as obras, foi assinado em dezembro do ano passado durante visita da secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em oito meses.
A previsão de conclusão da reforma da fachada é de oito meses. O hospital analisa alguns planos de contingência para que a rotina de atendimentos não tenha grandes impactos.
— Este sonho, felizmente, saiu do papel e trará uma cara nova ao hospital. Com certeza, impactará de forma muito positiva a percepção dos pacientes que buscam atendimento. Estamos muito felizes com o começo da reforma — comenta a administradora do hospital, Ariéle Pereira.
A previsão de conclusão da reforma da fachada é de oito meses. O hospital analisa alguns planos de contingência para que a rotina de atendimentos não tenha grandes impactos. Providos do programa Avançar na Saúde, os recursos foram destinados para a reestruturação e revitalização da fachada do hospital, que foi inaugurada em 1932 e, desde então, não passou por processo de restauração.
Projeto
A revitalização e reestruturação da fachada do Casa de Saúde é uma demanda antiga, especialmente para a Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas). O projeto foi elaborado pela Universidade Franciscana (UFN), em 2019. A proposta prevê remoção do revestimento externo e de estruturas; colocação de novo reboco externo e instalação de esquadrias brancas com vidro. Na cobertura, substituição das telhas e instalação do sistema de para-raios, conforme descrito no Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI), já aprovado.
Etapas
Administração e instalações provisórias
Demolições e remoções
Revestimentos e pintura
Esquadria
Cobertura
Calçadas
Para-raio
O que será feito
Remoção do revestimento externo
Remoção parcial de beiras, esquadrias, telhas, beiral e calhas
Execução do reboco externo, com acabamento em pintura acrílica branca acetinada
Instalação de esquadrias brancas com vidro
Na cobertura, substituição das telhas francesas defeituosas, bem como o beiral em madeira substituído por estrutura metálica
Instalação do sistema de para-raios, conforme o PPCI já aprovado
Calçadas do entorno refeitas em contrapiso de concreto e revestimento de ladrilho hidráulico de duas cores
*Com informações da A.I. da Casa de Saúde.